CASES

BOLSA DO POVO

Programa de assistência social, lançado em abril de 2021, instituído pela lei nº 17.372, para amparar a população em situação de vulnerabilidade social. A Bolsa do Povo unifica ações de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores aos beneficiários. O programa é administrado pela Prodesp e beneficia direta e indiretamente mais de 3 milhões de pessoas.  

https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/

CIPTEA

CIPTEA, carteirinha oficial de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, adere ao previsto na Lei Federal n° 13.977/20 e na Lei Estadual nº 17.651/23, promulgada pelo Governo de SP, em março de 2023. Idealizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com o apoio da Prodesp, o documento facilita o acesso ao atendimento integral, prioritário e humanizado das pessoas com TEA nos serviços públicos e privados em todo o Estado.

https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

https://ciptea.sp.gov.br/

GOV.BR

O Estado de São Paulo aderiu ao Login Único do GOV.BR, plataforma desenvolvida pelo governo federal para simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos digitais oferecidos pelo governo. A medida tem como objetivo unificar o acesso e tornar a experiência do cidadão mais ágil e eficiente, com um único usuário e senha. Além disso, fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. O Wi-Fi no Poupatempo já é feito pelo sistema Gov.br. Desde março de 2023, os cidadãos podem utilizar o sistema de autenticação federal (Gov.Br) para conexão à internet grátis em postos do Poupatempo. A Prodesp foi responsável pela operacionalização.

POUPATEMPO

Desde a inauguração da primeira unidade do Poupatempo, em 1997, a Prodesp é a responsável pela implantação e operacionalização do programa da Secretaria de Gestão e Governo Digital, que é referência nacional e internacional em inovação e qualidade na prestação de serviços públicos. Em seus 25 anos, o Poupatempo sempre obteve índices de aprovação do cidadão iguais ou superiores a 97% em pesquisas de satisfação anuais realizadas por institutos independentes. Além das unidades físicas, o Poupatempo conta com mais de 800 totens de Autoatendimento em todo o Estado, cobrindo cerca de 550 municípios. Atualmente, seu principal foco é a digitalização de serviços com centenas de serviços já disponíveis para o cidadão em diferentes canais, como o aplicativo Poupatempo Digital, o portal do programa na internet, totens de autoatendimento e assistente virtual no WhatsApp.

https://www.poupatempo.sp.gov.br/

SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma para a gestão digital de documentos e processos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A implantação na administração pública estadual é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com operação da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Estado. O SEI torna o gerenciamento de processos mais ágeis e eficientes e marcou um passo importante rumo à digitalização no Governo de São Paulo. Entre as vantagens do SEI, estão a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades.

https://portal.sei.sp.gov.br/

SNE

O SNE – Sistema de Notificação Eletrônica permite que os motoristas de São Paulo quitem multas de trânsito, aplicadas pelo Detran.SP, com até 40% de desconto. A vantagem é oferecida a partir da adesão do Governo de SP ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Coube à Prodesp viabilizar a integração sistêmica do serviço entre o Detran.SP e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que operacionaliza o SNE, para permitir aos proprietários de veículos receberem notificações de forma eletrônica e obterem descontos no pagamento das infrações de trânsito. Para ter acesso à redução do valor, os condutores deverão reconhecer a infração e abrir mão de apresentar defesa ou recurso à notificação.

https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/infracoes/servicos/sne

SOU

Com operação da Prodesp, o aplicativo SOU.SP.GOV.BR reúne em um só lugar todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores públicos civis ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual. Em uma primeira fase, o SOU.SP.GOV.BR traz os serviços de consulta a demonstrativos de pagamentos, férias, envio de atestados médicos, informes de rendimentos, serviços relacionados à saúde, carteirinha do Iamspe, entre outros. Outra novidade que será habilitada é a prova de vida, evitando deslocamento ou filas. Gradativamente, novos serviços digitais serão incluídos na plataforma, como solicitação de auxílios transporte, visualização de prévias de pagamentos e a marcação de férias.

CASES