Soluções Prodesp

BLOG

Tecnologia

WEB 3.0

A Nova Era da Internet

A Web 3.0 é uma visão futurista da internet que se concentra em tornar a internet mais inteligente, segura, privada, acessível, inclusiva e semântica, ou seja, as informações serão compreendidas pelas máquinas (semântica).

Em suma, trata-se de uma revolução do atual modelo da Web 2.0, que se concentra em compartilhamento de conteúdo e interação social.

A Web 3.0 pretende oferecer uma experiência de usuário mais personalizada, combinando dados de várias fontes e fornecendo resultados mais relevantes. Além disso, visa tornar a internet mais segura e privada, permitindo que os usuários tenham mais controle sobre seus dados e informações pessoais.

Também se concentra em tornar a internet mais inclusiva, por meio da acessibilidade para os dispositivos móveis e linguagens locais. Isso significa que mais pessoas terão acesso à informação e às oportunidades que a internet oferece.

A tecnologia por trás da Web 3.0 inclui Blockchain, Inteligência Artificial e Realidade Virtual. O Blockchain permite a descentralização dos dados, tornando-os mais seguros e confiáveis. A Inteligência Artificial possibilita resultados mais precisos e relevantes. Já a realidade virtual é usada para oferecer uma experiência imersiva e envolvente para os usuários.

A evolução das tecnologias possibilitará à Web 3.0 tornar-se realidade em um futuro próximo.

Abaixo, características mais abrangentes e tecnologias associadas a Web 3.0:

  • Descentralização: Com a ajuda de tecnologias como blockchain, busca descentralizar a internet. Isso significa que os dados serão armazenados em vários nós em vez de em servidores centralizados, o que aumenta a segurança e resistência a falhas;
  • Inteligência Artificial: Usada para fornecer resultados mais precisos e relevantes para os usuários, tornando a navegação mais fácil e intuitiva;
  • Realidade Virtual Imersiva e Aumentada: Oferece uma experiência imersiva e envolvente aos usuários para jogos, entretenimento e educação;
  • Interação com a Web Semântica: Criação de uma Web Semântica, onde as informações serão organizadas e compreendidas de maneira mais fácil pelas máquinas, permitindo uma pesquisa mais eficiente e resultados mais precisos;
  • Internet das Coisas (IoT): Permite a interação de dispositivos com a internet e entre si, abrindo novas possibilidades para a automação e otimização de processos em vários setores como saúde, transporte e energia. 

Quais as principais características da Web3.0?

Apesar dos pilares serem relativamente “atuais”, a “NOVA INTERNET” terá características das anteriores, de uma forma mais aprimorada e otimizada, ao preparar-se para o futuro:

Descentralização de dados e informações

A Web3.0, desse modo, quebra o monopólio dos grandes bancos de dados gerenciados pelas plataformas digitais, como a META, permitindo ao usuário navegar em sites e redes sociais sem ser bombardeado por propagandas direcionadas, por exemplo.

Machine Learning

O Machine Learning (ou Aprendizado de máquina) também é uma das principais características da Web3.0. Por meio dessa tecnologia, os computadores são capazes de aprender e automatizar processos por conta própria.

Tecnologia Blockchain

Essa tecnologia funciona como um grande banco de dados, descentralizado, que armazena as transações dos usuários na internet, podendo controlar e auditar essas informações.

O uso de moedas e carteiras virtuais será ainda maior do que é visto na internet atual – Web2.0, surgindo a necessidade de ferramentas que tornem essas transações mais seguras, anônimas e transparentes, sem a necessidade de que os dados passem antes por um intermediário.

Ambientes Virtuais que simulam a realidade

Diversas especulações surgiram em torno do tema METAVERSO. Contudo, apesar de ainda ser um conceito em construção, ele é apontado como uma das características da Web3.0.

Será comum que pessoas passem muito mais tempo em ambientes virtuais, de realidade imersiva ou aumentada, do que no mundo real. Dessa maneira, as empresas terão de pensar em formas de oferecer mais experiências imersivas.

Marketing digital

Atualmente, os dados dos usuários são usados para realizar propagandas direcionadas. No entanto, isso deve ficar cada vez menos comum nos próximos anos, na medida em que os usuários terão total controle sobre as informações que desejam disponibilizar, ou acessar, na internet, fazendo com que o mercado pense em novas estratégias de marketing.

Por outro lado, a Web 3.0 vai disponibilizar uma infinidade de ferramentas para que o mercado possa oferecer uma nova experiência na internet. Mas, para isso, será necessário entender quais serão as novas necessidades e demandas do consumidor frente às mudanças que virão.

Estamos, agora, chegando na Web3.0, uma fase de maior liberdade, privacidade e menos monopólio e centralização do poder. É claro que é muito difícil antecipar exatamente como se dará essa transformação na prática, mas vale a pena refletir sobre o assunto e ficar atento às novas possibilidades que surgem para a interação humano-computador e para a transformação digital.

Abério Jr – 14/02/2023